Uma fórmula secreta e milenar. 43 ingredientes naturais e uma elaboração quase artesanal. Um buquê único e inconfundível. Um sabor delicado. O tradicional Licor 43, um dos símbolos internacionais espanhóis no segmento de bebidas alcoólicas, devido a sua secreta receita é perfeito para ser consumido nas mais variadas e criativas combinações, desde puro com gelo até adicionado ao seu destilado favorito.
Mundo das Marcas
A história
Desde tempos remotos, antes da conquista da antiga Espanha em 209 a.C., existia a tradição de produzir licores derivados de frutas cítricas e plantas aromáticas na mística Nova Cartagena, área ao redor da atual cidade de Cartagena. Os conquistadores chamavam essa poção de “Liqvor Mirabilis”, que logo começou a ser exportada para Roma. Mas, por ser considerado pelos conquistadores romanos como uma bebida proibida pelo seu delicioso e exótico sabor, desconfiados de sua secreta receita feita a base de frutas cítricas e ervas aromáticas indígenas, com efeitos digestivos e excitantes, eles ordenaram a total destruição de seu estoque e mecanismos de produção. Porém, esta tradicional receita foi passada de geração em geração. A história recente desse tradicional licor começou com a descoberta, depois de 30 anos de experimentos e tentativas, pela pequena destilaria Diego Zamora S.A., fundada pelos irmãos Diego e Ángel Zamora Consea, além de seu cunhado Emilio Restoy Godoy, em encontrar um método secreto de refinar o primitivo licor para torná-lo mais suave e delicioso, por meio da adição de ingredientes especiais e obtenção de maior precisão na mistura.
O resultado foi o surgimento, em 1924, do Licor 43 (também chamado de Cuarenta y Tres), fabricado artesanalmente e composto por 43 ingredientes (daí a origem do nome da marca) de primeiríssima qualidade, incluindo frutos mediterrâneos como o limão, baunilha, além de ervas e especiarias. Desde o primeiro momento, a nova marca se posicionou no mercado com campanhas direcionadas ao público jovem, acostumados a provar coisas novas e desafiadoras. Rapidamente o novo e saboroso licor conquistou os paladares dos moradores da região, e, nos anos seguintes, começou a ser comercializado em outras regiões da Espanha. Na década de 50 o licor 43, com sua exuberante cor dourada, já era famoso e popular em todo Península Ibérica.
Somente na década seguinte o licor espanhol começou a ser exportado para outros países do mundo, se tornando rapidamente um ícone em seu segmento. Nas duas décadas seguintes, o processo de internacionalização da marca e o crescimento foram decisivos. A imagem da marca foi fortalecida, o consumo aumentou em virtude da grande versatilidade do licor (poderia ser consumido puro, em coquetéis e até mesmo para fazer doces) e as vendas também aumentaram, tanto dentro como fora da Espanha. Recentemente a marca espanhola foi estendida a outros segmentos, como por exemplo, chocolates, onde através de uma licença para uma empresa mexicana, foram introduzidos no mercado chocolates recheados com o licor espanhol.