sábado, 11 de agosto de 2012

Destilados com toque de exclusividade

Bebidas destiladas andam em alta e ganham requinte e luxo em seu modo de produção, com direito a águas cristalinas, tonéis especiais e até mesmo receitas seculares (Cynthia Pastor  Redação Comunidade VIP)

Obtidos a partir da destilação do mosto fermentado, os destilados são bebidas que geralmente possuem teor alcoólico entre 38 a 54° GL, e são elaboradas à base de grãos e frutas em várias partes do mundo. No Brasil, a aguardente feita do mosto de cana-de-açúcar é o destilado nacional mais conhecido. Na Escócia o uísque, na França o conhaque e os calvados, na Rússia e na Polônia as vodcas, e há ainda uma infinidade multicultural com bebidas como rum (Cuba, Jamaica, Barbados), tequila (México), gim (Inglaterra), steinheger (Alemanha), ouzo (Grécia), slivovice (Tchecoslováquia), entre outros.

Algumas marcas elaboram destilados com toque de exclusividade como é o caso da Vodka Super-premium Belvedere, marca de luxo do grupo LVMH. Feita com águas cristalinas de poços artesianos próprios e centeio da cidade de Dankowskie, na Polônia, a super-premium segue uma receita artesanal tradicional de mais de 600 anos. Duplamente filtrada em carvão, a vodca tem pureza, personalidade e tradição, 40% de teor alcoólico, notas de baunilha e textura superior.

Recentemente a Vodka Super-premium Belvedere recebeu o prêmio Vodka Masters, promovido todos os anos pelo jornal The Spirits Business, em oito categorias. As escolhas são realizadas em degustações às cegas. Todas as vodkas do portfólio Belvedere foram medalhistas, incluindo as novas Intense, Belvedere IX e Black Raspberry, na categoria ouro. A Belvedere IX, por sinal, que é um lançamento da marca, foi premiada pelo design e embalagem inovadora. Elaborada com um blend de nove ingredientes, ela vem em uma garrafa negra, com um grafite inovador feito pelo artista André Saraiva, seguindo a linha Luxury Reborn. O preço sugerido da Belvedere IX é de R$ 550.

Tequila de luxo

A multinacional francesa Pernod Ricard lançou as sofisticadas tequilas mexicanas Tezón e Olmeca. Direcionada ao mercado de luxo, a primeira é feita 100% de agave, e a segunda, é a única de sua categoria envelhecida em barris de carvalho.

A tequila Super Premium Tezón Reposado é uma raridade feita de agave azul, o que garante a pureza e sofisticação, sendo a única produzida artesanalmente a partir de uma receita original existente há mais de 500 anos. A bebida tem ainda pronunciadas notas de tangerina e lima com adição de sal oceânico e um final amadeirado. Na boca é leve, multifacetada e suave, com sabor apimentado e com um toque de baunilha levemente doce.

O nome Tézon vem de um mineral das regiões indígenas e vulcânicas, conhecido localmente como Tezontle, onde é extraída a Tahona, utilizada para macerar o agave obtido nas regiões altas de Jalisco, no México. Após ser macerado, o líquido extraído do agave junto com as fibras da planta passa por uma destilação em tonéis de cobre para obtenção de uma tequila cristalina. Em seguida, o líquido é armazenado e envelhecido em barris de carvalho de oito a dez meses, tempo superior aos mínimos exigidos para garantir a qualidade da tequila. O envelhecimento da bebida acrescenta um caráter de baunilha sem descaracterizar o sabor do destilado mexicano.

A garrafa da Tezón é um exemplo do luxuoso e contemporâneo artesanato mexicano. Sua lateral traz ícones que fazem referência ao processo de produção da tequila, como fogo, agave, tahona e água. Apenas 360 garrafas chegarão ao Brasil e estarão à venda em delicatessens e empórios como o Santa Maria e Bacco, em São Paulo, e Garrafeiro e Lidador, no Rio de Janeiro, com preço sugerido de R$ 180.

Já a Premium Olmeca nas versões Reposado e Blanco (Prata) é produzida em Arandas, no México, na destilaria Boutique Colonial de Jalisco. A tequila é destilada duas vezes em destiladores de cobre para obtenção de uma bebida mais pura. O nome e a garrafa fazem alusão a um ícone original inspirado nos símbolos herdados da antiga civilização Olmeca.

Única tequila da categoria amadurecida em barris de carvalho, a Olmeca tem aroma frutado doce, grapefruit, toque defumado ligeiramente amadeirado.
Recomenda-se tomar a Olmeca Reposado em shots, pura, com limão ou laranja. Já a Olmeca Blanco, é engarrafada após a destilação, tem sabor adocicado, ligeiramente defumado e cítrico, e é recomendada em shots ou para drinks.