domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bebidas como vinho, cachaça e cerveja dão um toque especial aos pratos


Gourmet GNT

Em algumas receitas são quase imperceptíveis, mas fundamentais para a sua realização. Em outras, acrescentam ao sabor aquele toque especial. Um gostinho de álcool, vinho, conhaque, cachaça. Você, provavelmente, já comeu uma boa bebida num prato de comida. Mas será que sabe como aproveitar as características das bebidas alcoólicas nas suas receitas?

As chefs Maíra César Ferreira e Yasmine Bahiense contaram para a gente alguns dos segredos desses ingredientes.

VINHO BRANCO

Além de ser a base de quase todo risoto, o vinho branco combina com vários pratos. “É uma boa pedida para ter na geladeira”, indica a chef Maíra Cesar Ferreira, “A comida ficou sem graça? Experimente acrescentar vinho branco. Dá outro sabor. Você também pode fazer uma coisa meio 'frigideira', como, por exemplo, vôngole, camarão, salsinha, alho e vinho branco, e deixar no fogo até reduzir. Dá um molho delicioso para o macarrão”.

VINHO TINTO

É uma das bebidas mais utilizadas para o preparo de molhos, principalmente acompanhando carne vermelha. Um saboroso exemplo é o Beuf Bourguignon, prato francês muito tradicional cuja carne é mergulhada em vinho tinto, incorporando, assim, sua cor e seu sabor intensos. Mas carne vermelha não é regra. Existem deliciosas receitas de frango, porco e codorna que levam vinho tinto e, também, alguns risotos.

CONHAQUE

É muito utilizado para flambar a comida. “Quando o fogo evapora o álcool, ocorre uma transformação molecular e o sabor incorpora no alimento. Não dá para explicar o quanto fica gostoso, só experimentando”, disse a chef Yasmine Bahiense. “Eu gosto de assar uns ossinhos de cordeiro junto a uma guarnição de vegetais e jogar uma boa dose de conhaque. Coloco fogo para flambar e, a partir daí, preparo o caldo”, diz ela.

Acrescentar um pouquinho de conhaque também dá mais sabor a algumas receitas. Além disso, ele pode ser usado na finalização de pratos, na forma de redução – quando evaporamos a água e o álcool da bebida até que ela fique com uma consistência espessa, caramelada.

CERVEJA CLARA

É muito usada em marinadas para frango. Além da cerveja, você acrescenta ingredientes como tomilho e alho, envolve a carne nessa marinada e deixa pegar sabor por, no mínimo, meia hora. Depois, é só secar o frango e pôr pra assar. A carne fica muito mais suculenta.

CERVEJA ESCURA

A cerveja escura vai bem com carne vermelha. “O músculo, que é uma carne barata, se transforma num prato saborosíssimo quando combinado com ela” conta Maíra. “Você coloca uma peça de músculo numa panela de pressão com outros ingredientes, como cebola e tomate, por exemplo, e a carne, além de gostosa, fica desfiando de tão macia”, explica. A cerveja escura também pode ser usada para finalizar pratos na forma de redução, corrigida com um pouquinho de açúcar para tirar o amargor.

WHISKY

Assim como o conhaque, o whisky também pode dar mais sabor a alguns pratos. Segundo Maíra, devem ser usadas somente umas gotinhas, "para marcar aquele gosto alcoólico”. Yasmine conta que, apesar de não ser comum utilizá-lo para essa finalidade no Brasil, na região da Grã Bretanha o whisky está muito presente na preparação de cozidos e assados. “Lá é frio, chove muito, e eles precisam de alimentos fortes pra aguentar o clima”, diz Yasmine.

VODCA

Fica muito bem no preparo da pimenta, pois não potencializa o gosto dela, como o vinagre. Pimenta, vodca, e azeite: deixe curtir os três. O sabor da pimenta fica mais suave e a gente nem sente o gosto da bebida. Você também pode trocar a vodca por cachaça.

CACHAÇA

Essa bebida tão brasileira está conquistando seu espaço na gastronomia contemporânea do país. “Trazer a cachaça para a gastronomia é uma coisa atual", explica Yasmine. “Tem muita gente experimentando. Se eu for fazer uma bisteca de lombo de porco no maracujá, por exemplo, posso testar jogar uma cachacinha, flambar e retormar o processo. Ela também fica muito bem como redução, para dar uma nota especial no prato”, ensina.

Cafeterias do Circuito das Águas lançam “Passaporte dos Cafés de Charme”


Proprietários e baristas de cafeterias de 6 cidades do Circuito das Águas Paulista (Águas de Lindóia, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro) uniram-se para juntos lançarem o “Passaporte dos Cafés de Charme”, um roteiro para apaixonados por cafés gourmet e especiais e também um convite para descobrir os encantos desta região do interior do Estado de São Paulo.

Cada pessoa deve passar pelas 6 cafeterias e consumir algo, sem valor mínimo, claro que o espresso é a alma do roteiro, ai seu passaporte é carimbado! No final, o apreciador ganha um presente exclusivo: uma linda caneca para café e outras bebidas quentes! O passaporte deverá ser retirado em uma das cafeterias participantes e carimbados em todas para ter direito ao mimo.

A parceria tem a proposta de divulgar estes estabelecimentos (leia abaixo sobre cada cafeteria), qualificar o conceito de cafeterias no interior e também claro, fazer amigos! Além do tradicional espresso, cada cafeteria oferece uma especialidade em drinks elaborados com café e, como acompanhamentos, quitutes da casa, doces ou salgados.

A esticadinha para saborear cafés (todas as cafeterias trabalham com grãos de cafés gourmet de origem arábica preparados por baristas profissionais) pode render ao turista a oportunidade de conhecer mais sobre cada uma destas cidades. Monte Alegre agrada com seu clima e sua paisagem, Amparo possui um rico patrimônio histórico e belas igrejas, em Pedreira há muitas lojas de porcelana e objetos de decoração, Serra Negra tem bons preços de bolsas e jaquetas de couro, Aguas de Lindoia um clima agradavel e hotéis maravilhosos e Socorro além de oferecer esportes de aventura e compras de malhas, também é reconhecida por seu investimento em turismo com acessibilidade.

Serviço
Passaporte Cafés de Charme do Circuito das Aguas
De novembro 2009 a fevereiro 2010
Roteiro: Águas de Lindóia, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pedreira,
Serra Negra e Socorro
Informações para imprensa
Cristina Segatto (19) 9121-7229

Cafeterias do roteiro do Passaporte dos Cafés de Charme

Águas de Lindóia
Café Marrocos
Av. Naçoes Unidas, 145 - Centro
(19) 3824-6330
Inaugurado em abril de 2005
Proprietários são os irmãos Mariana e Samir Helou
Atendentes fizeram curso de baristas
Grão: Café America Gourmet
Ambiente decorado tipicamente, com Wifi, cardápio variado, ênfase na comida árabe,
O que vc não pode deixar de provar: Ice Café Marrocos (bebida gelada feita com espresso, sorvete de chocolate, licor de chocolate, chantilly e cereja) e o delicioso estrogonofe no pão italiano.
Aberto todos os dias das 9h às 22h, exceto 2ª feiras que abre a partir das 12h.

Amparo
Aroma Café
Av. Bernardino de Campos, 60, Centro
(19) 3808-6320 / contato@aromacafeteria.com.br (www.aromacafeteria.com.br)
Inaugurado em janeiro de 2008
Proprietário Leonardo Fernandes Franco (Barista formado pelo Sindicato do Café - São Paulo/SP)
A Cafeteria possui 4 Baristas formados
Grão: Café D’oraggio
Em um ambiente requintado, a cafeteria oferece ao cliente toda estrutura e modernidade das principais cafeterias das grandes capitais com o charme e hospitalidade do interior. Rede WIFI gratuita para os clientes.
O que você não pode deixar de experimentar: o drink quente Cappuccino da Serra (cappucino com raspas de chocolate Suisse) e o drink gelado Frozen de Café (cubos de leite triturado, com café, caramelho e chantily) , além do Crepe Francês ao Molho Pesto com Mussarela de Búfala e o maravilhoso Petit Gateau acompanhado de sorvete de creme.
Aberto de 2ª a sábado das 8h às 21h, aos domingos das 14h às 21h

Monte Alegre do Sul
Grão Café Boutique
Pça Sebastião Carvalho, s/n (Em frente à antiga Estação Mogiana de trem)
(19) 3899.2310 (www.graocafeboutique.com.br)
Inaugurado: em abril de 2009
Proprietária: Denise Macedo
Instalado em um casarão do início do século XX, o Grão Café Boutique tem como proposta ser um lugar de degustação e venda de cafés e produtos de origem caseira e artesanais da região, de divulgação da cultura local e de encontros. O ambiente é charmoso e a decoração aconchegante. Rede wifi, jornais, revistas e jogos disponíveis para os clientes.
Grão: Café D’Oraggio (produzido em Serra Negra) e Cafezal em Flor (produzido em Monte Alegre do Sul).
O que você não pode deixar de provar: Café da Terra (café espresso com uma porção de crustoli) e Café da Vovó (espresso com uma porção de biscoitinhos artesanais). Café Caribe (bebida gelada preparada com espresso, sorvete de creme, conhaque e castanha de caju)
Aberto 2ª, 3ª e 5ª feiras das 8h às 18h; 6ª feiras, sábados e domingos das 8h às 19h. Fechado na 4ª feira.

Pedreira
Café Colonial
Rua: Antonio Pedro 290, Centro
(19) 3893-1080
Inaugurado em 07/07/07
Proprietario: João Paulo Baldasso, barista
A cafeteria está localizada na área central da cidade num edificio centenário. Possui acomodações aconchegantes e uma bela área externa, ambientes com wi-fi livre e cardápio variado. Crepes doces e salgados, sucos, frozen, lanches naturais, agua de coco, shakes, alem de 40 sabores de sorvetes deliciosos.
Grão: Villa Borghese (Fazenda produtora Daterra Patrocino-MG) (torrefação Artur Nogueira-SP)
O que você não pode deixar de provar: Cappuccino especial (com pedaços de chocolate) Shake Colonial (espresso, sorvete, essência de avelã e licor de chocolate). Crepe de carne de sol com ricota e espinafre.
Aberto: 2º a sabado das 8 às 21h dom das 8 às 22:

Serra Negra
Le Caffè Cafeteria Artesanal
Rua: Cel Pedro Penteado, 609 – loja 5/Galeria Luiza
(19) 3842-1570
Proprietarias: Ana Martim e Savine Frida, baristas
A cafeteria possui 3 baristas.
Um local diferenciado e inovador, atendimento especializado por baristas. A cafeteria possui uma carta de café e drinks preparados com espresso e também uma variedade de tortas e bolos de criações proprias.
Grão: Café D’Oraggio

O que você não pode deixar de experimentar: Porto Coffee (espresso, vinho do porto, nutella e chantilly), Brasil Espresso (espresso, conhaque, açucar e mel). Torta de banana, Torta de peras com amendoas e o famoso bolo dos Deuses.
Aberto de 4ª a domingo e feriados das 10h às 20h

Socorro
Doce Arte Café
Rod. Deputado Antonio Cunha Bueno, KM 04, Loja 29/30
(19) 3895-3327
Proprietário Jesse Robson Zerlin, barista
Inaugurado em maio de 2004
Ambiente descontraído, carta de café com diversas opções, estacionamento, Wifi, drinks incrementados e otima localização na cidade. Os clientes podem interagir com o cardapio, ou seja, pode-se criar na hora um drink.
O que você não pode deixar de experimentar: Capuccino, o espresso, e a mais nova criação: um drink gelado feito com espresso, sorvete de uva e geleia de frutas vermelhas. Para comer, os toasts prensados e o pão de queijo no palito.
Aberto todos os dias das 9h às 19h.