domingo, 9 de outubro de 2011

O DOCE LICOR

Diferente dos demais destilados, os licores são um caso à parte e para muitos profissionais da área de alimentos, eles não entram dentro desta classificação. “São bebidas compostas ou feitas por infusão, pois partem de uma base, como por exemplo a vodca, pinga ou uísque, aos quais são adicionados água e elementos, que dão cor, sabor e texturas diferenciadas”, diz Siwla. A destilação da água com os líquidos aromáticos é conhecida desde a antigüidade. Porém, em 900 a.C., os árabes inventaram a mistura do álcool através da fermentação. “Provavelmente foi inventado nos conventos entre os séculos 6 e 7”, relembra Asdrubal. Na Idade Média, o vinho era usado como o principal anti-séptico, porém as plantas, ervas e raízes eram secretamente pesquisadas pelos monges para a cura de várias doenças. Vários registros apontam Arnauld de Villeneuve, sábio catalão nascido em 1240 como o inventor ‘das tinturas modernas nas quais as virtudes das ervas são extraídas pelo álcool’. Ao álcool açucarado eram misturadoslimão, rosa, flor-de-laranjeira e em alguns casos pepitas de ouro considerados remédios para todos os males. Mas como nada era fácil para os sábios da época, Villeneuve enfrentou problemas com a Inquisição, mas ao salvar a vida do Papa com uma poção de vinho, ervas e ouro livrou-se da morte.

O boom dos licores aconteceu com a Peste Negra no século XV, quando eles tornaram-se preciosos medicamentos. E antes do século XIX, os licores eram usados nas cozinhas e confeitarias e logo foram substituídos pelos licores industrializados das primeiras destilarias. Com o passar do tempo e a popularização dos licores pelo mundo, as coloridas bebidas ganharam receitas, componentes e toques diferentes.


Compostos por álcool, xarope de açúcar, essência de menta e ingredientes saborosos, os melhores licores são aqueles em que todos os seus elementos foram destilados, com exceção de algumas frutas e ervas. É feito o inverso do processo de destilação do álcool puro, pois é importante conservar as substâncias que dão gosto à bebida: as várias frutas, folhas, etc As flores e raízes que são utilizadas devem ficar embebidas em álcool durante umtempo e quando este estiver impregnado é redestilado. Depois é adoçado com o xarope de açúcar, resultando em um produto incolor, porém alguns podem ser verdes, vermelhos, amarelos ou âmbar e para assegurar a sua limpidez, são filtrados. Antes do engarrafamento, a bebida é conservada em cubas, os componentes que não podem ser destilados, dependendo de sua situação passam por infusão em água. Há casos em que as substâncias são maceradas em álcool até fornecerem gosto e perfume para em seguida serem filtrados.