domingo, 16 de janeiro de 2011

Café Arábica x Conilon

A Coffea arabica (café arábica) e a Coffea canephora (café robusta) são as commodities de café de maior interesse econômico mundial.
Embora os contratos de café arábica apresentem cotação superior aos contratos de café robusta nas bolsas de mercadorias mundiais, os sólidos oriundos da espécie Coffea canephora são mais solúveis em água. Esta característica gera grande demanda por café robusta pela indústria de café solúvel.

Café Arábica

As variedades de café arábica produzem um café fino, de aroma e sabor mais pronunciado do que o café produzido através da espécie Coffea canephora. Em virtude desta característica, a demanda mundial e os preços de mercado do café arábica são maiores do que do café robusta.

As cultivares de café arábica mais indicadas para plantio são: Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Acaiá e Icatu. Estas cultivares são adaptadas a regiões de temperaturas amenas e altitude elevada. Os plantios são formados por mudas oriundas de sementes.

Café Robusta

A espécie Coffea canephora, mais conhecida como robusta, produz um café de qualidade inferior ao café arábica. Entretanto, os sólidos oriundos desta espécie são muito mais solúveis em água do que os sólidos da espécie Coffea arabica.

Apesar do café robusta possuir um valor de mercado inferior ao café arábica, a liquidez desta commodity é garantida pela crescente demanda por parte da indústria de café solúvel e da utilização de Coffea canephora em blends (mistura de café arábica e café robusta em uma proporção média de 4:1).

A cultivar de café robusta mais difundida para plantio é a Conilon, adaptada a regiões de baixa altitude e temperaturas elevadas, de grande rusticidade, vigor e resistência a deficiências hídricas prolongadas. A sua multiplicação pode ser por mudas formadas de sementes ou de estacas (clonal). Na formação das lavouras é aconselhável o uso de mudas clonais para garantir uniformidade e produtividade.

Fonte: http://www.wiki.advfn.com/