terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cachaça Premium: muito além da pinga


A onda das cachaças elegantes, que chegam a custar o mesmo que uma garrafa de uísque, invade o Brasil, ganha o mundo e, claro, o gosto dos consumidores!

Texto: Simone Santos

A expressão “preço de pinga” pode ser aposentada. O Brasil já vive um boom das cachaças elegantes, apresentadas em embalagens bem cuidadas e rótulos com estilo, que chegam a custar o mesmo valor de um uísque ou vinho importado. É a onda da “cachaça premium”, feita sob medida para exigentes consumidores. O preço? De R$ 300 a R$ 1 mil, dependendo da marca. E detalhe; ninguém reclama.

A cachaça Premium está no mercado há cerca de 10 anos. Os produtores ainda são poucos, mas já estão espalhados por todo o Brasil. “A Cachaça Premium vem ganhando prêmios em diversos concursos mundiais. O que o brasileiro precisa é acreditar no seu produto, ganhar auto-estima e saber valorizar o que produz”, atesta o consultor enogastronômico e técnico sensorial de bebida, Renato Frascino, 61 anos.

Neste momento, você pode estar confundindo cachaça com pinga. Mas Renato trata logo de esclarecer: pinga é uma bebida de coluna e cachaça, de alambique. E ensina: não deve nunca ser servida em copinhos dedais ou de plásticos, mas em cálices e com o requinte que a bebida merece.

A bebida, diz Renato, também não deve ser jogada ao chão, costume encontrado até hoje
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nas cidades do interior do Brasil, em que um pouco da bebida vai “para o santo”. “A cachaça deve ser jogada para o alto, local em que está o que é sagrado”, explica.

Segundo o especialista, a cachaça Premium pode ter aroma de amendoim, bálsamo, carvalho, pão, madeira ou frutas. “Pode até ter o aroma do orvalho, porque cachaça é poesia”. Entendeu? Deve ser por isso que, segundo Renato, trata-se de um mercado em expansão. Tintim!

Requinte
Esqueça as garrafas descuidadas, os rótulos deselegantes e o papel de pão como embalagem. A cachaça Premium está sendo levada tão a sério que, visualmente, em nada fica devendo para uma garrafa de uísque.

Algumas marcas, como a Sarau Dona Beja, se sofisticaram tanto que podem vir com detalhes em ouro, feitos à mão. Outras, como a Cachaça Cabana, ganham campanhas publicitárias divinas, e divulgam o produto no exterior.

Mas uma das cachaças Premium mais famosas do país, continua mantendo a tradição: é vendida em garrafa comum, de vidro fosco. Produzida em Salinas (MG), esta cachaça – de nome Havana -- tem história.

A Havana já era considerada uma das melhores cachaças artesanais do Brasil quando, em uma briga judicial, o produtor Anísio Santiago perdeu o direito sobre a marca. A garrafa e a bebida continuaram a mesma, mas o rótulo sofreu uma alteração: de Havana passou a levar o nome de seu criador, Anísio Santiago. Hoje, uma garrafa com o rótulo original e número de série custa entre R$ 700 e R$ 1 mil no mercado. Virou, quem diria, peça de colecionador!

História
A cachaça tem também várias histórias. Uma delas, envolve Carlota Joaquina, esposa de Dom João -- princesa e depois rainha de Portugal, Brasil e Algarves – que provou que não era de toda louca: adorava cachaça e palmito.

Outra, mas agora da história recente do Brasil: a Organização Mundial de Alfândegas (OMA) registrou a cachaça no mercado internacional. Além de nenhum outro país poder utilizar a denominação quando se referir ao produto genuinamente brasileiro, o registro leva o nome do Brasil para o mundo.

Quer aprender a palavra nos diversos idiomas? Então, anote e não esqueça de tomar cuidado com a pronúncia:

Em inglês: cachaça;
Em francês: cachaça;
Em espanhol: cachaça...

Um luxo, que claro, como toda bebida alcóolica, precisa ser apreciado com moderação e com a máxima que nem precisaria ser dita: "se beber, não dirija"! Aí, é luxo só!