sábado, 25 de setembro de 2010

Cachaça "Obirici"

Para uma divulgação maior da APROCAMAS, "Associação dos Produtores de Cachaça de Monte Alegre do Sul e Região" foi criada a Cachaça Obirici, um “blend” como o whisky, com a mistura das cachaças dos melhores alambiques associados da Aprocamas.

Deste "blend" participam a Cachaça Adega do Italiano, Cachaça Campanari, Cachaça Chora Menina, Cachaça Nono Rouxinolli, Cachaça Tarcisio Ferreira, todas de Monte Alegre do Sul, Cachaça da Torre (Amparo) e a Cachaça 1956 Ziegenhof (Serra Negra)

A Fonte da Índia Obirici e a Lenda que a Envolve

“Índia Obirici”, ícone da mulher sul-monte- alegrense. No frontispício da fonte da Índia, há duas placas de granito onde foram esculpidas a história de Obirici e a criação da serra da Mantiqueira, eis as inscrições:

“desditosa no seu grande amor, Obirici suplicou aos céus, que perpetuasse na Terra, a memória de sua dor. Condoído, Tupã deu à humanidade o bálsamo das lágrimas e do pranto que, pela primeira vez brotou dos olhos de Obirici, originando-se as fontes cristalinas e murmurantes...” (N.A: Tupã = Deus, na língua Tupi) - Na opinião do autor, Monte Alegre do Sul é bonita de se ver e linda de se sentir!

ACAS (Publicado no Recanto das Letras em 25/03/2010, Código do texto: T2158996, Antônio Carlos Affonso dos Santos-ACAS-(http://www.recantodasletras.com.br/)).

A Lenda

"O cacique dos tapimirins tinha uma filha muito linda chamada Obirici. Mas não era a única moça bonita da tribo. Havia uma que se igualava em beleza. Talvez fosse até mais bela que Obirici. Era a índia Iurá. Obirici e Iurá tinham se criado juntas. Eram moças da mesma idade. E muito amigas, desde o tempo de infância. Nunca houve entre elas rivalidade por causa da beleza.

O cacique dos tapiguaçus tinha um filho que se destacava por seu belo físico e pela valentia. Arakém era seu nome. O melhor guerreiro da tribo. Desde muito menino Arakém foi treinado por seu pai para as artes da guerra. Mas recebeu também muitos ensinamentos de compreensão e justiça. Por isso era um guerreiro diferente dos outros. Duro e implacável com o inimigo na hora do combate. Mas compreensivo e justo nos tempos de paz.

Atraída pelos encantos de Arakém, Obirici começou a sentir as emoções do amor. Mas ela precisava vencer, primeiro, a resistência do pai. Temia que ele não permitisse ser casamento com o filho do cacique tapiguaçi. E teve uma surpresa muito feliz. Seu pai concordou, pois tinha grande admiração pelo jovem guerreiro.

Mas nem sempre a felicidade é completa. Iurá, a amiga de infância de Obirici, também estava apaixonada por Arakém. Ao saber disso, Obirici ficou muito triste. Ela não se sentiria feliz com aquele casamento, pois se casasse com Arakém, faria sua grande amiga sofrer pelo resto da vida.

Arakém, por sua vez, gostava das duas. Mas se inclinava mais por Obirici, por ser ela a filha do cacique tapimirim. Ao saber que aquele era o motivo da preferência de Arakém, Obirici sentiu-se triste. E com profunda dor no coração, sugeriu a ele que ficasse com Iurá. O jovem guerreiro, entretanto, preferiu encontrar uma solução mais justa. Como as duas índias eram exímias no arco-e-flecha, ele propôs que se realizasse um torneio de arremesso ao alvo.

Mesmo sendo mais habilidosa no uso do arco-e-flecha, Obirici não conseguiu manter a concentração. Perdeu o torneio. E assim Iurá partiu com Arakém para a aldeia dos tapiguaçus. Obirici caiu em profunda tristeza. Sentou-se numa pedra e começou a chorar. E chorou tanto, que suas lágrimas se derramaram sobre a areia e formaram as fontes e águas cristalinas.

LOJA DA APROCAMAS
R. Cel. Luiz Leite, 04 Centro
Tel: (19) 3899-2744 
Monte Alegre do Sul

Quem visita Monte Alegre do Sul pode conhecer os alambiques, experimentar a bebida e comprar direto do fabricante, ouvindo as dicas e histórias de cada um. Outra opção é visitar a loja da Aprocamas no centro de Monte Alegre do Sul, lá estão produtos de fabricantes locais.

Monte Alegre do Sul, a 140 km de São Paulo, produz anualmente 500 mil litros de cachaça artesanal e de dois anos para cá vem investindo em qualidade. O resultado tem sido não só a geração de mais empregos e a movimentação da economia local, mas também um aumento no fluxo de turistas para a chamada "Rota da Cachaça".

Trata-se de um passeio para conhecer alguns dos alambiques artesanais ativos na cidade. Ao todo são 57 e desde 2003 existe a Aprocamas (Associação dos Produtores de Cachaça de Monte Alegre do Sul e Região), entidade que vem investindo em apoio técnico para os produtores, padronizando garrafas, criando rótulos e divulgando o produto.

A região de Monte Alegre do Sul produz cachaça desde 1905, quando os italianos trouxeram seus conhecimentos neste segmento. O método para destilar a bebida é o mesmo de antigamente, em alambiques de cobre e com fermento natural. E a Aprocamas está trabalhando no sentido de criar um selo de qualidade e encontrar caminhos para chegar ao mercado externo com a bebida.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AMIGOS DA CACHAÇA

Incentivo à cultura nacional!!

São, além de apreciadores de cachaça, uma vitrine virtual de produtos e assuntos relacionados na internet.

Fazem (quando podem) analise sensorial com base no método de Analise Descritiva e Qualitativa e publicam o resultado no site. Acolhemos dicas de harmonização, novidades, eventos e divulgamos nas mídias sociais para os amigos que nos seguem.

Publicam de forma gratuita, qualquer assunto relacionado a cachaça, mas a publicidade encomenda de produtos ou em e-mail marketing são pagas ou permutadas.

Os responsáveis pelas publicações são Alexsander Santana e Keila Ceramitaro. Os provadores/degustadores são Alexsander Santana, Frampton Santana, Janaina dos Prazeres, Keila Ceramitaro e Nathalia Santana.

O endereço para envio de cachaças para degustação e analise é Rua Ernesto Pincinato, 1111, Bairro Quinta das Videiras, Jundiaí – SP CEP 13211-660

Um pouco de história

Em 2004, um grupo de amigos reuniu-se para beber e trocar presentes. Semelhante a um amigo secreto, diferente nos presentes, pois trocavam cachaças. Surge ai o evento Amigos da Cachaça, em substituição a um tradicional churrasco na praça. O churrasco na praça, acontecia todo 1° dia do ano, numa praça do no bairro Residencial Atenas do Sul, em Itapetininga-SP.

Inicialmente foi mantida a data, posteriormete o evento ganhou novos amigos e a data passou a ser um complicador, então foi acordado que o evento aconteceria todo 2° final de semana de cada ano e desta forma os encontros vem acontecendo todos os anos.

A logomarca

Num dia daqueles em que a pessoa não esta fazendo nada, surgiu a idéia de criar uma logomarca que poderia estampar uma camiseta para o evento. Os rabiscos iniciais foram levados ao ilustrador Marcio Horne, que transformou aquela idéia em arte.

No evento que aconteceu em 2006, a arte foi estampada em verde numa camiseta na cor amarela, que chamava muito a atenção.Aquela logomarca ainda estampou em vermelho uma camiseta em branco no ano seguinte. Em outubro de 2007, Marcio Horne fez um “upgrade” da logomarca. Entre outros problemas que temos com computadores, Marcio noticiou a perda daquela arte e teria que fazer outra.

Quando apresentou o primeiro resultado, acreditaram que não tinha nada a ver com aquilo que tinham em mente. Devaneios do Marcio. Conversaram, chegaram a um acordo financeiro e finalmente a um resultado que agradou muito. Como o anterior, mais moderno e que fosse removido a numeração da garrafa. Surge então a logomarca que hoje registrada no INPI.

O site

O site seguiu os passos da logomarca, conforme ela evoluia, o site também.

A primeira publicação foi feita apenas para o grupo de amigos, num subdomínio da extinta empresa WitNet Processamento de Dados Ltda, da qual eu era proprietário. Era divulgado apenas uma lista do sorteio do evento e as cachaças trocadas. Em 2008, quando a logomarca estava consolidada, o problema era o domínio de internet. O domínio que interessava era utilizado por um bar em São Paulo e outro por empresa desconhecida.

Por um ano utilizaram o domínio “atenasdosul.com.br” fazendo alusão a origem do evento. Terminado aquele ano com um número de acessos razoável para um site sem muito investimento e com poucas publicações. Foi em 2009, quando adiquiriram novos domínios de internet e iniciaram forte campanha nas mídias sociais que o site e marca AMIGOS DA CACHAÇA passou ser conhecida no mercado como uma marca registrada

A FISAR firma um importante acordo com a Escola do Vinho MIOLO

Adriano Miolo pela Escola do Vinho Miolo e Roberto Rabachino pela FISAR – Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori chegaram a um acordo de cooperação para a difusão da cultura do vinho e do gosto através dos canais de cursos de formação profissional.

Nas cidades de Bento Gonçalves e Porto Alegre no Rio Grande do Sul, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Brasilia e de Florianópolis ocorrerão cursos breves para degustadores oficiais de vinhos, cursos de Sommelier Internacial e os módulos de 300 horas para obter a qualificação de Sommelier Profissional FISAR .

Durante todas as aulas serão degustados importantes vinhos produzidos pelas mais importantes e representativas empresas brasileiras e os melhores vinhos didáticos de todo o mundo.

Em todos os cursos serão entregues certificados internacionais legalmente reconhecidos em colaboração com a Europe Academy for Education. Os cursos terão o suporte operacional do Enolab de Jefferson Sancineto Nunes, presidente FSI Brasil.

“A FISAR – declara Roberto Rabachino – fez este importante acordo de cooperação com a Escola do Vinho Miolo a fim de promover a cultura do vinho e do gosto de forma mais incisiva em todo o Brasil. O programa prevê um calendário de 3 anos onde serão desenvolvidos todos os temas ligados a formação dos profissionais na arte da degustação e da sommellieria. A escolha de ter a Escola do Vinho Miolo como partner operativo – conclui Rabachino - responde às exigências da FISAR de estar presente em todo o território brasileiro e que satisfaça os requisitos de seriedade e competência, que juntamente ao profissionalismo, marcam em todo o mundo a FISAR desde 1972, ano da sua fundação”.

“Fazer esta associação com uma entidade tão conceituada e respeitada, como a FISAR, e unir os trabalhos da Escola do Vinho a um profissional do gabarito do Dr. Roberto Rabachino nos orgulha e nos motiva a difundir cada vez mais a cultura do vinho, valorizando a qualidade e seriedade das nossas atividades.” Diz Adriano Miolo.

O acordo com a Escola do Vinho soma-se ao programa de formação já presente (e que permanece inalterado) com universidades e escolas profissionais no Brasil.

A FISAR, representada no Brasil pela Sommelier Internacional Sandra Maria Trucolo, é uma federação com reconhecimento jurídico conforme as leis italianas.

Nestes últimos 6 anos presente no Brasil, a FISAR já formou mais de 700 profissionais, entre sommeliers internacionais, juízes e degustadores, muitos dos quais já estão buscando a qualificação de Sommelier Profissional.

Pastis


Pastis é o nome dado às bebidas alcoólicas aromatizadas com o anis.
A palavra pastis provém do occitano provençal pastís, significando
"pasta" ou "mistura", mas também aborrecimento, situação desagradável
ou confusa. O pastis resulta da maceração de diversas plantas. É
feito com álcool destilado e, no seu processo de produção, são adicionadas
ervas e flores, sendo, deste modo, uma bebida chamada de
composta. Depois do processo de compostagem, é feito um licor ao
qual é adicionado novamente o anis. A bebida surgiu na França, após
a interdição do famoso absinto. A bebida em si é um favorito nacional
em grande parte da França. O sabor de Pastis vem do alcaçuz e
sementes da planta anis estrelado (um ingrediente importante no
absinto ilegal). Outros ingredientes incluem os grãos de pimenta
preta e branca, cardamomo, sálvia, noz-moscada, cravo, canela e um
pouco de açúcar, embora a receita de cada fabricante seja única.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"água da vida"...


Acqua Vitae (em latim, "água da vida") é o nome arcaico que os antigos moradores da Escócia deram ao uísque. Logo, passou a se chamar "usquebaugh" ou "uisge beatha" em gaélico, para chegar finalmente a "whisky".

Os antigos monges escoceses e irlandeses chamavam o uísque de "usquebaugh" ou "água da vida" porque misturado com ervas e especiarias, servia para uso medicinal e para beber, claro.

bras. Usquebaugh, autêntica infusão de cachaça de alambique bidestilada, produzida a partir da receita tradicional utilizada por monges irlandeses. Seguindo a tradição e utilizando a melhor cachaça bidestilada, adicionando ervas finas, frutas secas e especiarias selecionadas, obtivemos uma bebida de sabor e aroma agradabilíssimos.