sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AMIGOS DA CACHAÇA

Incentivo à cultura nacional!!

São, além de apreciadores de cachaça, uma vitrine virtual de produtos e assuntos relacionados na internet.

Fazem (quando podem) analise sensorial com base no método de Analise Descritiva e Qualitativa e publicam o resultado no site. Acolhemos dicas de harmonização, novidades, eventos e divulgamos nas mídias sociais para os amigos que nos seguem.

Publicam de forma gratuita, qualquer assunto relacionado a cachaça, mas a publicidade encomenda de produtos ou em e-mail marketing são pagas ou permutadas.

Os responsáveis pelas publicações são Alexsander Santana e Keila Ceramitaro. Os provadores/degustadores são Alexsander Santana, Frampton Santana, Janaina dos Prazeres, Keila Ceramitaro e Nathalia Santana.

O endereço para envio de cachaças para degustação e analise é Rua Ernesto Pincinato, 1111, Bairro Quinta das Videiras, Jundiaí – SP CEP 13211-660

Um pouco de história

Em 2004, um grupo de amigos reuniu-se para beber e trocar presentes. Semelhante a um amigo secreto, diferente nos presentes, pois trocavam cachaças. Surge ai o evento Amigos da Cachaça, em substituição a um tradicional churrasco na praça. O churrasco na praça, acontecia todo 1° dia do ano, numa praça do no bairro Residencial Atenas do Sul, em Itapetininga-SP.

Inicialmente foi mantida a data, posteriormete o evento ganhou novos amigos e a data passou a ser um complicador, então foi acordado que o evento aconteceria todo 2° final de semana de cada ano e desta forma os encontros vem acontecendo todos os anos.

A logomarca

Num dia daqueles em que a pessoa não esta fazendo nada, surgiu a idéia de criar uma logomarca que poderia estampar uma camiseta para o evento. Os rabiscos iniciais foram levados ao ilustrador Marcio Horne, que transformou aquela idéia em arte.

No evento que aconteceu em 2006, a arte foi estampada em verde numa camiseta na cor amarela, que chamava muito a atenção.Aquela logomarca ainda estampou em vermelho uma camiseta em branco no ano seguinte. Em outubro de 2007, Marcio Horne fez um “upgrade” da logomarca. Entre outros problemas que temos com computadores, Marcio noticiou a perda daquela arte e teria que fazer outra.

Quando apresentou o primeiro resultado, acreditaram que não tinha nada a ver com aquilo que tinham em mente. Devaneios do Marcio. Conversaram, chegaram a um acordo financeiro e finalmente a um resultado que agradou muito. Como o anterior, mais moderno e que fosse removido a numeração da garrafa. Surge então a logomarca que hoje registrada no INPI.

O site

O site seguiu os passos da logomarca, conforme ela evoluia, o site também.

A primeira publicação foi feita apenas para o grupo de amigos, num subdomínio da extinta empresa WitNet Processamento de Dados Ltda, da qual eu era proprietário. Era divulgado apenas uma lista do sorteio do evento e as cachaças trocadas. Em 2008, quando a logomarca estava consolidada, o problema era o domínio de internet. O domínio que interessava era utilizado por um bar em São Paulo e outro por empresa desconhecida.

Por um ano utilizaram o domínio “atenasdosul.com.br” fazendo alusão a origem do evento. Terminado aquele ano com um número de acessos razoável para um site sem muito investimento e com poucas publicações. Foi em 2009, quando adiquiriram novos domínios de internet e iniciaram forte campanha nas mídias sociais que o site e marca AMIGOS DA CACHAÇA passou ser conhecida no mercado como uma marca registrada