quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Classificação das Bebidas Alcoólicas

Dentro do amplo universo das bebidas alcoólicas, existem dois grandes grupos. Um deles, de acordo com o método de produção, estão incluídas o vinho, a cerveja e a cidra, pois são bebidas feitas através de fermenta­ção. Pelo contrário, o segundo grupo é composto das aguardentes, ou seja, aquelas bebidas alcoólicas obtidas por destilação, infusão, maceração ou por mistura. Enquanto as bebidas do primeiro grupo têm um grau alcoólico que varia de 3 º a 15 º, aqueles que pertencem ao segundo grupo tem um grau de álcool que varia de 25 º a 60 º.

Neste artigo, nós lidaremos com espíritos, entre eles estão incluídos os eau-de-vies e licores. Eau-de-vie é a bebida alcoólica obtida através da destilação (de cereais, frutas, sementes, vinhos, ervas, cana de açúcar e ba­tata) e possui alto teor alcoólico (Entre 40 º e 60 º). O termo vem do latim, "ardens aqua", que significa "água que queima", ou ainda aguardente, devido ao seu sabor forte. Esta denominação passou a ser usada para nomear o álcool obtido atra­vés da destilação.

Por outro lado, o licor é a bebida alcoólica obtida por infusão, maceração, mistura ou destilação de frutas, er­vas, amêndoas, ovos, chocolate e muitas outras substâncias, com uma proporção considerável de açúcar. Seu grau de álcool normalmente varia de 25 º a 40 º. Eles são feitos de água e álcool. São bebidas doces, sua­ves e aromáticas feitas com uma ampla variedade de sabores. Eles são geralmente bebidos após o jantar ou uti­lizados como ingredientes de sobremesa. A principal diferença entre “eau-de-vies” e licores é que estes últi­mos têm mais açúcar. Além disso, licores têm menor grau de álcool do que “eau-de-vies”.

Espíritos são feitos usando métodos diferentes, segundo a qual são classificados. Aqui, nós damos uma expli­cação simples de cada um dos processos utilizados na obtenção de licores e eau-de-vies. Nós garanti­mos que depois de ler esta seção não haverá mais qualquer dúvida sobre as diferenças entre os espíritos.

Fermentação

A fermentação é um processo importante na preparação de bebidas alcoólicas. Exemplos de bebidas fermen­tadas são vinhos, cervejas e sidras. No que diz respeito aos espíritos, é preciso verificar que, embora nem li­cores ou eau-de-vies são bebidas fermentadas, precisamos estar familiarizados com o processo de fermenta­ção, uma vez que a destilação (mé­todo de produção de eau-de-vies, principalmente) é baseada nele.

A fermentação é que transforma açúcar em álcool pela ação de leveduras (micro-organismos unicelulares) ou convertendo carboidratos em álcool, que vem ser a mesma coisa. Através da fermentação do álcool, itens di­ferentes, além de vinho ou cerveja, podem ser produzidos, como o pão, por exemplo. As bebidas fermentadas são obtidas através da fer­mentação de frutas (uva, maçãs, ameixas, etc) ou de grãos (centeio, milho, trigo, aveia, etc), graças às leveduras, que agem sobre o açúcar natural ou adicionado, convertendo-o em álcool. Por outro lado, o processo de destilação por meio do qual os espíritos são obtidos baseia-se nas subs­tâncias fermentadas, como iremos explicar mais tarde.

Infusão

Muitos licores são obtidos através do processo de infusão. Infusão consiste em derramar água quente, não fervendo, (90 º C) sobre ervas, folhas, pétalas, amêndoas ou caroços de frutas. Um exemplo de licor feito através de infusão é o Amaretto, à base de amêndoas e pêssegos, ou licor de violeta. Em ambos os casos, de­pois de fazer a infusão em água quente, o açúcar e o álcool são adicionados, sendo então embalados.

Maceração

Maceração é o método mais comum para fazer licores. Através deste processo, o líquido é extraído de uma substância sólida por meio de uma extração de água líquida, de ser e de álcool para licores. Em geral, o mé­todo de maceração a frio é usado para fazer licor, que consiste em colocar o elemento sólido (por exemplo, frutas) em um recipiente, cobrindo-o com o menor consumo de álcool possível, durante alguns dias (o tempo de imersão varia de acordo com o elemento de molho). Uma vez que o tempo necessário é longo, a prepara­ção é filtrada de modo a manter o líquido e só separar as substâncias sólidas. Em seguida, o xarope (água e açúcar) adicionado e misturado com o produto final, que é envasado. Alguns licores feitos dessa maneira são o Limoncello, a laranja e licor de chocolate, entre outros.

Mistura

Licores podem ser feitos simplesmente, sem infusão, maceração ou destilação: os ingredientes são apenas misturados. Bailey's é um bom exemplo deste método de produção. Na receita caseira do famoso licor, os di­ferentes ingredientes, leite condensado, baunilha, whisky e café, são colocados em um recipiente, são estimu­lados e o líquido é colocado em uma garrafa. A receita caseira de Advocaat é também a mistura de gema de ovo, açúcar, baunilha, aguardente e álcool.

Destilação

A principal característica dos “eau-de-vies” é que eles são obtidos através de destilação. bebidas de álcool etílico são feitos assim, bem como o álcool de cereais, condensado através de uma destilação de bebidas fer­mentadas (à base de cereais, plan­tas, ervas, frutas e legumes).

A destilação é um processo que consiste em submeter uma mistura de calor, de modo a separar os líquidos diferentes que a compõem. Esta forma de preparar substâncias foi criada por alquimistas árabes e persas no oitavo e nono séculos. A fim de obter uma bebida destilada, uma bebida fermentada é aquecida em alambi­ques e desta forma a maio­ria da água é removida. Assim, o álcool se concentra. É por isso que “eau-de-vies” (destilados) têm alto teor alcoólico.

Líquidos fermentados são destilados pelo menos duas vezes, de forma a eliminar os resíduos tóxicos em po­tencial. Muitos espíritos, como uísque, são envelhecidos posteriormente em cascos de madeira. Por último, as bebidas desti­ladas são diluídas de forma a diminuir o seu teor de álcool e criar um sabor mais suave para o paladar. Rum, vodka, whisky e brandy, etc, são exemplos de “eau-de-vies”. Alguns li­cores também são obti­dos através da destilação, tais como o Maraschino, com base em cerejas.

Deseja comprar uma garrafa de “eau-de-vie”? Então você precisa primeiro se informar sobre as característi­cas de cada um desses espíritos. Desta maneira, você será capaz de escolher a mais alta qualidade “eau-de-vie” de acordo com suas preferênci­as. A variedade é ampla, de modo que sabemos que todo mundo vai achar o “eau-de-vie” ideal, para si ou para dar de presente.