O tradicional vermoute CINZANO é uma mistura perfeita entre vinho, álcool, açúcar e uma infusão de ervas e especiarias que garantem seu sabor único e inconfundível, apreciado em bares e restaurantes de todo o mundo quer seja puro, com gelo ou em uma centena de drinques.
Mundo das Marcas
A origem da marca remonta ao ano de 1757 quando os irmãos Carlos Stefano e Giovanni Giacomo Cinzano, começaram a produzir em um pequeno estabelecimento na vila de Pecetto, próxima a cidade de Turim, várias misturas aromáticas de vinhos com ervas aromáticas provenientes dos Alpes italianos. A tradicional Casa Cinzano produzia, entre as várias misturas, uma bebida, muito semelhante à um vinho aromático e fortificado, que continha 35 ingredientes, que pouco depois viria a ser conhecida como Vermoute, introduzido oficialmente no mercado em 1786 com o nome de CINZANO ROSSO (chamado assim devido a sua coloração avermelhada). Foi neste mesmo ano que a Casa Cinzano foi nomeada fornecedora oficial de bebidas da Casa Real de Savóia. Rapidamente o CINZANO ROSSO se tornou a bebida preferida da classe média de Turim.
Mas foi somente em 1787, quando o filho de Giovanni, assumiu a administração da empresa, que o produto ganhou fama, passou a ser conhecido como “Vermouth of Torino” e se tornou um ícone da cultura italiana. Em 1840, a empresa foi a primeira a produzir os tradicionais vinhos espumantes italianos, que foram criados para rivalizar com os famosos champanhes franceses. Continuando sua escalada de inovações, a empresa introduziu os rótulos coloridos em 1853. A partir de 1878 o CINZANO começou a ser exportado para países como Argentina, Brasil, Índia e Estados Unidos, além de várias partes da Ásia e África. Na virada do século, com a popularização e invenções de novos drinques e coquetéis, o vermoute CINZANO se tornou ainda mais popular pelo mundo afora. Com tanto sucesso, a empresa inaugurou sua primeira subsidiária na França em 1902. Uma década depois, em 1912, na cidade de Paris, a marca CINZANO se tornou a primeira a anunciar em painéis de neon.
O tradicional logotipo vermelho e azul foi introduzido em 1925 com uma nova estratégia de mercado. A cor vermelha representava a paixão, vivacidade e orgulho; enquanto a azul representava a nobreza e a tradição do mediterrâneo. Rapidamente este logotipo se tornou um verdadeiro ícone no segmento de vermoutes. O período entre a Grande Depressão Americana (1929) e a Segunda Guerra Mundial, foi o mais difícil na história da empresa. Mesmo assim, suas bebidas continuaram a serem produzidas e a marca CINZANO esteve presente na vida de milhões de pessoas nesta época tão difícil para o mundo. Com o término da Segunda Guerra Mundial a marca CINZANO começou a utilizar os mais variados tipos de mídia como rádio, cinema e televisão, além de inúmeras campanhas publicitárias para atingir o máximo de pessoas em todos os cantos do mundo.
Na década de 70 a empresa começou a lançar variações de seu tradicional vermoute, como a versão BIANCO em 1978, seguida pela EXTRA DRY (mais seca e forte) e posteriormente pela ROSÉ. A empresa se manteve familiar até 1985, quando a família Marone começou a adquirir participações da CINZANO, culminando em 1992, com a formação da Cinzano International S.A. Em 1997, como resultado da fusão da empresa Grand Metropolitan, então proprietária da marca, a CINZANO passou a fazer parte do grupo inglês Diageo. Mais de dois séculos depois, a bebida se tornou a segunda mais vendida em sua categoria no mundo, passando a fazer parte do tradicional Grupo Campari em 1999. Sob novo comando a marca CINZANO ressurgiu com força total, modernizou suas embalagens e lançou novos produtos como a linha Mediterranean (com mistura de sucos naturais), introduzida em 2003 e composta pelas versões Orancio (laranja) e Limetto (limão).