quinta-feira, 14 de outubro de 2010

BAILEYS

BAILEYS é uma bebida que faz companhia em momentos de descontração e até mesmo introspecção. O seu sabor, uma mistura de chocolate, leite e o mais tradicional uísque irlandês, é realmente único e inconfundível. Uma bebida delicada e doce que poder ser combinada com uma infinidade de outros ingredientes para criar algo saboroso e apreciativo que aguça os sentidos.

Mundo das Marcas




A história

A história de um dos maiores e mais fortes ícones da cultura irlandesa começou no início da década de 70, quando a empresa Gilbeys of Ireland, tradicional produtora de vinhos, estava procurando um produto diferenciado para lançar no mercado mundial. Uma pesquisa revelou que os consumidores estavam querendo uma bebida única, com gosto marcante, baixo teor alcoólico e feita com ingredientes naturais. Foi então, que um grupo de visionários (entre eles Matt Gluckman, Tom Iago, Steve Wilson e Matt McPherson) liderados por David I. Dand resolveu unir o que a Irlanda tinha de melhor: o leite e o uísque. Em 1971 começaram as pesquisas para desenvolver uma bebida que unisse esses dois ingredientes. O resultado foi um licor cremoso elaborado através de um processo de produção que unia o mais puro creme de leite irlandês ao mais nobre uísque do país. Após serem acrescentados aromas de baunilha e chocolate, estava criada uma bebida de sabor único e um teor alcoólico de apenas 17%.

O produto, batizado com o nome BAILEYS Orginal Irish Cream foi lançado no mercado na cidade de Dublin, no dia 26 de novembro de 1974 pela empresa R. A. Bailey & Co. Com seu gosto distinto e cremosidade, o licor conquistou não somente os irlandeses como os consumidores mundiais. Seu lançamento foi um grande acontecimento, com muitos jornalistas presentes. O sabor do licor era tão único, que um jornalista disse: “We tasted it, we liked it. We took a bottle home, but we did not know quite what to make of it” (em tradução livre, “Nós experimentamos, nós gostamos. Levamos uma garrafa para casa, mas não sabemos o que fazer com ele.”). Dias depois, o licor foi introduzido na Inglaterra e Holanda. No primeiro ano de comercialização foram vendidas 72.000 garrafas.

Pouco tempo depois o produto já podia ser encontrado alguns outros países ao redor do planeta (Dinamarca e Austrália, entre outros), transformando-se em presença obrigatória nos mais balados bares das principais cidades cosmopolitas. Em 1979 a marca superou a barreira de 1 milhão de garrafas comercializadas no mundo inteiro. Na década de 80, depois de uma enorme campanha, chamada Baileys over Ice, para incentivar o consumo de licor com gelo e atrair um público mais jovem, os consumidores começaram a consumi-lo desta forma, ou até mesmo misturado com outros ingredientes. Houve uma explosão nas vendas e o licor cremoso passou a ser consumido em qualquer ocasião, e não somente depois das refeições. Foi também nesta década que BAILEYS foi introduzido no mercado americano.

Em 2002, a empresa resolveu dar mais uma opção de embalagem ao consumidor com o lançamento do BAILEYS MINIS, uma garrafinha contendo apenas 70ml (uma dose) do tradicional licor cremoso. Durante quase três décadas a marca teve apenas um único produto, mas, em 2003, acreditou que era hora de diversificar sua linha com o lançamento do BAILEYS GLIDE, um licor com os mesmos ingredientes do original, porém com teor alcoólico de apenas 4%. O produto não fez o sucesso esperado e sua produção foi descontinuada dois anos depois. O fracasso do produto não desencorajou a marca em continuar pesquisando novas opções e oportunidades de mercado. O resultado foi uma onda sucessiva de lançamentos, levando a marca BAILEYS para outras categorias de produtos: os famosos copinhos de chocolate belga (BAILEYS CHOCLATE CUPS) com 35ml para serem consumidos com o licor; chocolates em barra (especialmente no mercado europeu); e o sorvete Häagen Dazs feito com o tradicional licor.

Mas o lançamento de novos produtos que causou enorme impacto para a marca aconteceu em 2005, quando BILEYS introduziu dois novos sabores: BAILEYS CARAMEL (caramelo) e BAILEYS MINT CHOCOLATE (chocolate e menta). Inicialmente os dois novos sabores foram lançados nas lojas de Duty Free dos aeroportos ingleses, e pouco depois, em 2006, nos mercados locais da Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Canadá. Em 2008, o BAILEYS com sabor de café foi introduzido em alguns países em fase de teste.

Recentemente, como forma de atingir um público jovem, a marca começou a apostar em três versões de drinques refrescantes feitos a base de BAILEYS: Baileys On the Rocks (uma dose do tradicional licor cremoso com três pedrinhas de gelo servida em um copo baixo) Baileys Shake (mistura de 50 ml da bebida com gelo em uma coqueteleira e servido em um copo de Martini, decorado com raspas de chocolate) e o Baileys Frapê (resultado de uma dose batida com gelo no liquidificador até formar um líquido homogêneo, servido em copo longo). As novas formas de consumo iniciam o processo de modernização da marca, antes consumida apenas em taça de licor.

O processo de produção

BAILEYS é produzido exclusivamente na Irlanda, utilizando produtos da mais alta qualidade. O leite é fornecido por 1.500 fazendeiros selecionados pela empresa. Esse leite, proveniente de 40.000 das melhores vacas leiteiras do país, é entregue diariamente na fábrica da empresa, e acondicionado em taques e depois, apenas 36 horas depois de ser retirado das vacas, é misturado ao uísque, fornecido pela destilaria The Old Midleton Distillery. Depois são adicionados os sabores de chocolate e baunilha, além do açúcar. Anualmente são utilizados mais de 275 milhões de litros de leite irlandês para a produção de BAILEYS. Esse volume representa 4.3% da produção total de leite da Irlanda.