quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Família Carra

Visitando Serra Negra faça um turismo rural de primeira qualidade, com visitação a produção de vinhos artesanais, cachaças variadas e Museu da Imigração Italiana de Serra Negra.


Vendas de outros produtos artesanais, como suco de uva, geléias e cachaças.


A família Carra está na região há cinco gerações e quem procura vinho encontra da melhor qualidade, produzido com uvas vindas do rio Grande do Sul. “Cada geração tem seu lugar na adega rústica, construída em alvéolos de barro, uma curiosidade que se mistura a outros pertences da família, como máquinas de costura antigas, ferros de passar, fotos e brasões. No local é possível encontrar o vinho Porto Ânfora, uma tradição grega passada aos portugueses. O Porto Ânfora é feito com uvas desidratadas e fica enterrado em ânforas de barro por 12 meses, dando ao vinho um sabor especial.


Vinhos ArtesanaisOs vinhos da Família Carra são produzidos com técnicas tradicionais desenvolvidas por várias gerações da família na Itália, onde utiliza uvas selecionadas dos melhores vinhedos do Rio Grande do Sul.


Cachaças Artesanais
As Cachaças Artesanais da Família Carra são produzidas com técnicas tradicionais da família, o que traduz em cachaças de excelente qualidade como a Cachaça Azul, exclusividade da Família Carra, e as Cachaças da Safra de 1988 e 1978, sendo uma das cachaças mais famosas do Brasil.

O Sítio Bom Retiro oferece também boas cachaças, premiadas como a feita na ocasião da inauguração do Memorial JK em Brasília. “Ganhamos em segundo lugar, entre as melhores cachaças do Brasil, as garrafas eram numeradas e, em leilão, chegaram a valer R$ 35 mil”, conta Clóvis Carra que mostra outras curiosidades como a cachaça azul, uma receita do tempo do Império, feita em homenagem a D. Pedro II e aos nobres de “sangue-azul”. A flor de laranjeira misturada à cachaça é que proporciona a coloração. A bebida deve ser servida bem gelada que é quando perde a acidez e intensifica o sabor. Ou, ainda, a Kachinello, uma receita indígena e que era oferecida antes das provas de resistência. Inicialmente feita com álcool de mandioca, no Sítio Bom Retiro ela é feita com álcool de cana, acrescido de caramelo, açúcar mascavo, licor de cacau e pó de guaraná. Segundo Clóvis Carra, “faz milagres”.


Kachimello
Kachimello é uma bebida elaborada com Pó de Guaraná, bidestilado alcoólico de cana de açúcar e açúcar mascavo. Seguindo um processo de decantação natural, em 15 meses de maturação.