domingo, 12 de setembro de 2010

Encontro promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara visa capacitar e premiar produtores do setor


Assim como outras bebidas, a produção da cachaça também requer cuidados específicos que o quinto Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça, promovido pelo Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCL) da Unesp de Araraquara com o apoio do Sebrae-SP no Centro Paulista e o Sindicato Rural da cidade, realizado no Centro Tecnológico de Produção de Cachaça.

Para tanto, logo na palestra de abertura, o tema abordado pelo professor da FCL, João Bosco Faria foi a importância da implantação desse centro, que será inaugurado em Araraquara em Dezembro deste ano.

Na sequência, às 20 horas, foi a vez dos pesquisadores do Sistema Integrado de Respostas Técnicas (Sirt) da Unesp, Sérgio Azevedo Fonseca e Helena Carvalho de Lorenzo falarem a respeito da “Fonte de informações: como encontrar informações tecnológicas sobre produção de cachaça.”

No dia seguinte, a programação começou com o curso “Produção, Controle de Qualidade e Aspectos Mercadológicos da Cachaça”, às 9 horas, com a realização das palestras “A fermentação do caldo de cana” com a professora da Unesp de Jaboticabal, Márcia Mutton; e “O processo de destilação”, com o palestrante da Esalq – USP Piracicaba, Fernando Valladares Novaes.

No período da tarde, o curso seguiu com a palestra do professor João Bosco Faria sobre “O Envelhecimento da Cachaça” e para encerrar uma mesa redonda sobre o Controle de Qualidade da Cachaça com a mediação do pesquisador da Unesp Araraquara, Ricardo Bonotto e a participação do professor Bosco e da pesquisadora Michelle Ferrão Macoris, analista de laboratório do Lanagro de São Paulo-SP.

Concurso

Além do curso sobre produção e controle de qualidade da cachaça, o quinto Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça promoveu a premiação das melhores cachaças de alambique através do sexto Concurso Paulista da bebida.

A entrega de certificados aconteceu logo após a mesa-redonda, às 17 horas, também no Centro Tecnológico de Produção da Cachaça em Araraquara, que fica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara Rodovia Araraquara - Jaú Km1. A Cachaça Neno Campanari de Monte Alegre foi a campeã na categoria cachaça descansada.