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domingo, 12 de setembro de 2010
Cachaça paulista terá certificação
Publicado em: Correio Popular (Agronegócio) em 26 de Agosto de 2010
Selo vai atestar a qualidade da aguardente dos alambiques do Estado, principal produtor do País
Amentar a credibilidade da aguardente paulista é o objetivo da Associação Paulista dos Produtores de Cachaça de Alambique APPCA , que está em processo de criação de um selo que irá atestar a qualidade da caninha produzida no Estado. A iniciativa conta com o apoio do Instituto de Química da USP de São Carlos, que em dezembro realiza o 4º Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça, entre os dias 2 e 5. O objetivo da seleção é premiar as melhores cachaças, tanto do ponto de vista químico quanto sensorial, além de fornecer ao produtor a posição e aceitação de seu produto dentro do conjunto de aguardentes avaliadas.
A produção nacional de cachaça atinge 1,2 bilhão de litros por ano, e São Paulo é o maior produtor do País por concentrar grandes destilarias da bebida, informa o presidente da APPCA, Reinaldo Annicchino. Segundo ele, promover a aguardente de alambique, produto diferenciado das caninhas destiladas em processos industrializados, é a estratégia para aumentar as exportações e o consumo da cachaça paulista no mercado interno.
Cerca de 10% da aguardente brasileira é obtida por meio da destilação em alambique, processo artesanal que transforma o caldo de cana fermentado em um destilado cristalino, que pode ser comercializado imediatamente após a fabricação ou ser envelhecido em tonel de carvalho, processo que encarece o preço da garrafa e valoriza a bebida apreciada pura.
Conforme Annicchino, o método do alambique é o trunfo para promover os destilados paulistas, que atinge nível de qualidade comparável com as boas aguardentes produzidas em outros cantos do País como Minas Gerais, por exemplo. A diferença, segundo ele, é que os produtores mineiros promovem a cachaça há mais tempo, com o uso de ferramentas de marketing e apoio de políticas de promoção da bebida.
Setor
Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça Ibrac , o setor é formado por 40 mil produtores, com cerca de 4 mil marcas formais e emprega mais de 600 mil pessoas. São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba são os estados brasileiros de maior destaque na produção. Em São Paulo, a APPCA reúne 15 produtores, responsáveis por fabricar 800 mil litros da bebida em processo de destilação em alambiques espalhados em diversas cidades do Estado, como Catanduva, Serra Negra, Americana, Amparo e Jarinu, entre outras.
Para conseguir o selo de qualidade, os produtores terão de submeter seus destilados a uma análise química que irá levar em conta todos os componentes presentes na bebida. O anúncio do programa e de outras iniciativas deve ocorrer ainda no segundo semestre, em evento no Mercado Municipal de São Paulo.
Garrafa pode custar até R$ 350,00, diz comerciante
Quem entende do assunto e tem paladar apurado - o que é diferente de matar a pinga na golada, se importando apenas com os efeitos farmacológicos do destilado - chega a pagar R$ 350,00 por uma garrafa da bebida na Companhia da Cachaça, casa especializada em caninhas de qualidade. Segundo o gerente Alberto José Rodrigues, o preço varia conforme a destilação, tradição e tempo de envelhecimento. São fatores muito bem avaliadas pelo público e estudiosos, conta o gerente da cachaçaria que existe há cinco anos e vende produtos com preço médio de R$ 40,00. Apesar de oferecer cachaça de diversas partes do País, as marcas paulistas também fazem sucesso. Alguns exemplos são: Ouro de Cana, Cachaça Zanoni, Cachaça do Rei e Cachaça Da Diretoria, totalizando 10% de participação das marcas paulistas. Os clientes se surpreendem com a qualidade da bebida dos alambiques de São Paulo. As boas cachaças paulistas, quando oferecidas para degustação, sempre surpreendem, causando bons comentários e uma boa impressão , diz o comerciante, que acredita que incentivos do governo e ações conjuntas promovidas por cooperativas e associações são o caminho para promover a cachaça paulista artesanal. SV/AAN
Centro Tecnológico
A Unesp quer contribuir para a profissionalização do setor com a criação do Centro Tecnológico de Cachaça, iniciativa que une a Reitoria da universidade, Ministério da Ciência e Tecnologia e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O local, de 400 metros quadrados e investimento de R$ 800 mil, deve estar concluído em setembro para a semana de eventos ligados à bebida.
Segundo Faria, um alambique com capacidade para mil litros permitirá estabelecer parâmetros de análise e pesquisa da cachaça, além de unir profissionais, estudiosos e técnicos, servindo como local de apoio ao setor agroindustrial de micro e pequenos produtores de cachaça.
Franco não tem dúvida sobre o potencial da cachaça, que segundo pesquisas é a terceira bebida mais pedida por estrangeiros em todo o mundo. O próprio coordenador, no ano passado durante um congresso em Cognac, cidade francesa próxima a Paris, desembolsou 90 euros por um copo de caipirinha em um restaurante. SV/AAN