Blog que tem o objetivo de reunir informações interessantes a respeito da cachaça artesanal paulista, licores, bebidas destiladas, gastronomia e outras relacionadas.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
A Cachaça Campanari é Campeã do VI Concurso Paulista de Cachaça de “Alambique”.
No V Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça e o VI Concurso Paulista de Cachaça de "Alambique", a Cachaça Campanari, do produtor Neno Campanari, associado à APROCAMAS, foi premiada em 1º Lugar na categoria “cachaça descansada”.
Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça e Concurso Paulista de Cachaça de Alambique
Objetivando capacitar todos os elos da cadeia produtiva da cachaça desde o produtor de cana-de-açúcar até o consumidor final, e com o intuito da promoção e geração de negócios entre os diferentes setores desta agroindústria. O Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara, promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Araraquara e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo (SEBRAE-SP) o V Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça e o VI Concurso Paulista de Cachaça de "Alambique".
O evento tem o intuito de ser o elo de ligação entre os detentores do conhecimento, de tecnologia e de serviços, no caso a universidade, e os que necessitam aprender novas tecnologias, no caso os micro e pequenos produtores de cachaça artesanal do estado de São Paulo. O projeto é de suma importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva, uma vez que o foco específico do ciclo de palestras é a Produção, Controle de Qualidade e Aspectos Mercadológicos de Cachaça, sendo no evento abordados aspectos de Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) para a produção de aguardente de cana de açúcar aspectos estes fundamentais para que os empresários rurais obtenham registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), bem como a licença na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), legalizando as suas atividades, melhorando a comercialização do seu produto agregando a ele mais valor.
Organizado inicialmente em 2004, dentro da Feira de Tecnologia, Serviços e Produtos para Pequenos e Médios Produtores Rurais (FEPAGRI), o projeto constitui-se através de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo (SEBRAE-SP), Sindicato Rural de Araraquara e o Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara. Nas cinco edições anteriores alguns dos resultados foram:
16 Palestras técnicas sobre Produção, Controle de Qualidade e Aspectos Mercadológicos de Cachaça;
466 amostras de Cachaça Analisadas;
361 Produtores inscritos nas edições do evento, representando
175 diferentes municípios Paulistas de diversas regiões ;
A análise das amostras ficou sob responsabilidade de uma comissão julgadora composta por profissionais e especialistas da área, que realizaram a avaliação sensorial das mesmas conforme critérios técnicos que foram divulgados antes da realização do evento.