segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vidros foscos

 O vidro é uma embalagem que remete ao consumidor “cuidado”. Por ser mais sólido esta associação é muito comum. Dentro do setor de embalagens há diferentes acabamentos.

Os vidros foscos são vidros que passaram por um processo químico com ataque a superfície, fornecendo um acabamento acetinado. Existem vidros foscados “float”, que são obtidos por um tratamento ácido numa das faces, tornando-o translúcido, e vidros que são foscados com abrasivos, que utilizam a pressão do ar para opacificá-los.

A foscação pode ser utilizada em embalagem de alimentos, bebidas e cosméticos. Segundo a Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos da Wheaton, Marta de Oliveira Bagolin, há outros setores que usam este tipo de material em suas embalagens.

“O vidro foscado é muito utilizado no segmento de perfumaria e cosméticos. Outro segmento que utiliza o processo de foscação é o de home care, em produtos como velas perfumadas, aromatizadores de ambientes e outros”.

A Wheaton Brasil, uma das maiores vidrarias do país, dispõe deste processo desde a década de 60.
Marta Bagolin afirma que a foscação pode ser aplicada em vidros transparentes ou coloridos.

 “A foscação pode ser realizada em frascos de vidro flint (transparente) e frascos produzidos em color feeder (coloração da massa vítrea). Embalagens foscadas podem ser posteriormente decoradas, com silk screen, aplicação de rótulos, decalques, acessórios, e outros. Outra aplicação da foscação pode ser efetuada de forma intermitente, isto é, a embalagem apresentaria partes foscas e não foscas, permitindo a diferenciação da embalagem. É possível também aplicar um processo de pintura com efeito foscado, resultando no mesmo efeito que o processo de foscação”.

Vantagens

O vidro é 100% reciclável. Podem apresentar diferenciadas colorações. A embalagem de vidro é comumente utilizada como ferramenta de marketing. O vidro possibilita a visualização do produto envasado e protege contra radiações e agressões externas. Além disso, o vidro podem ser reaproveitadas várias vezes, como as garrafas retornáveis. O vidro não reage quimicamente.