Foi realizado no dia 29 de outubro no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Qualidade da Cachaça localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da NESP/Araraquara o VI encontro da cadeia produtiva da cachaça e também a premiação do VII Concurso de Cachaça de Alambique.
Aproximadamente 60 produtores participaram do evento, sendo que os profissionais tiveram, durante todo o dia, palestras sobres os mais variados temas, desde a fermentação do caldo de cana, passando pela destilação da aguardente de cana e o envelhecimento de cachaça. Foram também abordados questões sobre Boas Práticas de Fabricação para Engenhos e também foi apresentado durante o evento o projeto de extensão desenvolvido pela UNESP e voltado para pequenos produtores de cachaça, sendo na ocasião mostrado os principais resultados e discutido um cronograma de atividades para o ano de 2012. Além das atividades teóricas foi feita uma atividade prática dentro do engenho piloto no centro da cachaça, onde os produtores tiveram acesso ao processo de destilação da aguardente de cana de açúcar.
No final do dia foi feita a cerimônia de premiação do VII Concurso de Cachaça de Alambique, sendo os 3 primeiros colocados de cada categoria agraciados com um troféu e certificado de participação, além da disponibilização por parte do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara de um selo de qualidade a ser utilizado caso o produtor queira.
10 primeiros colocados no VII Concurso de Cachaça de Alambique
Classificação Descansada
1 Lagoa
2 Senhora
3 Mandaguahy
4 Força Oculta
5 Barra Grande
6 Chora Menina
7 Morano
8 Jóse Vieira
9 Engenho São Luiz
10 Do Santo
Classificação Envelhecida
1 Zé da Varge - Umburana
2 Pequeno Engenho - Tatajuba
3 Sabor da Estância - Carvalho Premium
4 Lagoa - Carvalho
5 Mazzaropi - Carvalho
6 Nono Rouxinolli - Carvalho
7 Sorocabana - Carvalho
8 Pequeno Engenho - Carvalho
9 Mazzaropi - Umburana
10 Zé da Varge - Carvalho