segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cachaça Theodoro - Serra Negra


Na Estância Hidromineral de Serra Negra localizada na Serra da Mantiqueira no interior Paulista, você encontra uma das melhores cachaças do Brasil.

Produzida pela DESTILARIA THEODORO Ltda.- ME, na Fazenda Amábile, a CACHAÇA THEODORO reúne o processo tradicional de produção de cachaça de alambique com a tecnologia atual utilizando alambiques de cobre rebatidos a mão e outros equipamentos atuais em aço inox, conhecimento tecnológico e cuidados especiais com a produção. Desde a escolha e corte das canas-de-açúcar até o engarrafamento, todo o processo é feito com esmero sendo supervisionado por um especialista em Tecnologia da Cachaça para garantir a sua excepcional qualidade.

A característica climática de Serra Negra contribui significativamente para boa qualidade da cana–de–açúcar, pois, a época de plantio e crescimento da cana ocorre nos meses da primavera e verão, época em que há boa incidência de chuvas na região, necessárias para o brotamento e crescimento vegetativo da cana;

Quando a planta atinge seu estado “adulto”, é chegado o período de inverno, época de baixa incidência ou ausência de chuvas – período de seca e frio, dois fatores necessários para que a planta acumule açucares em seu interior. É exatamente nesse período que fazemos a colheita da cana, pois ela esta na sua plenitude de sua maturação, no momento ideal para ser colhida, produzindo um caldo equilibrado e muito doce, excelente para a fermentação alcoólica da cachaça.

Esse caldo de cana é então fermentado naturalmente em dornas de aço inoxidável, em local apropriado e dentro dos atuais padrões de higiene, e no momento certo é encaminhado aos tradicionais alambiques de cobre para destilação. Na destilação o preciso controle de fluxo da destilação e da temperatura garantem que o mosto - caldo de cana fermentado seja destilado lentamente originando um destilado cristalino e de aroma agradável.

Ainda, para se obter uma cachaça de ótima qualidade, é necessário separar as frações do destilado, a primeira fração do destilado, denominada “cabeça” e a porção final denominada“cauda”, que possui em sua composição química natural excesso de compostos secundários indesejáveis, é separada da fração do meio a fração “coração”, fração esta que contêm o mais puro álcool etílico – A VERDADEIRA CACHAÇA.

A CACHAÇA THEODORO, é elaborada somente com a fração coração sendo em seguida armazenada para descanso e envelhecimento em tonéis de jequitibá – rosa ou em barris de carvalho europeu.

O uso de tonéis e barris de determinadas madeiras é primordial para a melhora na qualidade da cachaça jovem, recém destilada, pois devido à micro-porosidade de suas paredes, a madeira permite a passagem de oxigênio do ar do meio externo para o interno, e a saída de frações do destilado para o meio externo promovendo diversas reações químicas naturais durante o tempo de descanso e envelhecimento promovendo, assim grandes benefícios na sua composição química e sensorial conferindo-lhes maior maciez, agregando sabores e aromas especiais.