sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bitters: aquele gostinho que você nao sabe bem o que é, mas que faz total diferença

Se você procurar pelo significado de Bitters talves fique um pouco perdido..
A palavra significa “amargo”.

Uns vão dizer que o bitter nasceu como uma espécie de “rémedio para a má digestão”, outros dirão que é “um licor natural preparado com infusão em álcool de dezenas de ervas, raízes, plantas aromáticas e frutas cítricas”, ou que bitter é aquele famoso conjunto de bebidas alcolicas amargas: Campari, Cynar, Aperol, Punt e Mes e outras bebidas que não se encaixam bem em grupo algum.

Fato é que ao que me parece todas definições estão certas…. então deixo claro aqui que me refiro aos bitters para aromatizar coqueteis. São um arraso. Você provavelmente já tomou varios drinks com bitters sem saber. Sabe aquele gostinho que você não decifou bem o que era? Então… era o “secredinho” do barman.

Bitters são bebidas espirituosas, leves e refrescantes, elaboradas de acordo com uma receita concebida há mais de um século.

A sua produção requer um processo único de maceração e destilação de ervas aromáticas. Elaborados a partir de uma base de água destilada e álcool, os bitters apresentam uma combinação perfeita entre ervas, raízes, frutos e aromas naturais criteriosamente seleccionados. Geralmente apresentam um sabor amargo, muito agradável.


Um Old Fashion Bitter é essencial num Manhatan. O Orage Bitter foi (e em muitos lugares ainda é) o segredo MAXIMO de um “Classic” Martini à perfeição. Tente uma gotinha de um bitter de menta no seu próximo Mojito e espere para ver o comentario dos convidados.

Fato que o Brooklin (NY) virou centro de otimos fabricantes de bitters. Se passar por lá experimente alguns. Recomendamos B. Smely Bittering e Brooklyn Hemispherical Bitters. Este ultimo é um arraso, ingredientes sazonais (respeitando a melhor estação das materias primas) e orgânico.

Avant Garde Blog