quarta-feira, 8 de junho de 2011

Gin

O Gin é mais precisamente difinido como um destilado retificado. Resulta da redestilação de bagos de zimbro, seguida de aromatização com vários tipos de ervas e plantas.

O Gin ficou imortalizado pelo famoso drink chamado Dry Martini.

A HISTÓRIA

A Origem de Gin é retratada por volta do século XVII. Com a finalidade de desenvolver uma fórmula barata de diurédico para o tratamento de doenças renais, na faculdade de Leyden, a 35km de Amsterdam, o médico e catedrático holandês Francisco De La Boe elaborou uma bebida a base zimbro.

Essa fruta foi escolhida por realmente possuir efeitos benéficos ao sistema renal. Porém não resultou em um medicamento eficaz, mas premiou o médico como o criador da bebida destilada aromática das mais conhecidas no mundo – o Gin De La Boe.

Aos holandeses é creditado a criação do Gin, porém foram os ingleses quem a popularizou. Durante as Guerras Holandesas, soldados do Exército Britânico, conheceram essa bebida aromática e acabaram levando para casa.

No início do século XVIII, com a ameaçada dos destilados holandesês e dos vinhos franceses, a Coroa Britânica começa a restringir as importações, passando a proteger a produção inglesa. Com essa medida, houve o aumento da produção do Gin Britânico tornando-o o mais famoso do mundo.

Passando a utilizar uma destilação contínua, os ingleses melhoraram a qualidade do Gin. A bebida era refinada a fim de se eliminar aromatizantes fortes e doces, tornando-a mais pura e neutra.

O consumo na Inglaterra cresceu de tal forma (11, 5 litros por ano – por habitante) que em 1736, o Parlamento Britânico, preocupados com os efeitos negativos que o alcoolismo gerava à economia do país, decretou o Gin Act. Ficoram estabelecidas severas restrições aos produtores e comerciantes de Gin, rigorosas punições aos contrabandistas e maior vigilância sobre o varejo.

O nome Gin é derivado da palavra francesa geniève e holandesa genever, que significa zimbro.

PROCESSO DE ELABORAÇÃO

Gin é um spirit branco elaborado a partir de bagas de zimbro (juniper), misturadas com algumas ervas botânicas e temperos aromáticos como milho, cevada, centeio, canela, cardamomo e coentro. A base do Gin é principalmente de grãos (normalmente trigo ou centeio) no qual resulta em spirit de corpo límpido.

A Matéria Prima

O principal elemento na elaboração do Gin é o zimbro, uma fruta azul-esverdeada altamente aromatizada de um arbusto cultivado no norte da Itália, Croácia, Estados Unidos e Canadá. Os elementos adicionais botânicos mais usados são erva-doce, angélica, canela, casca de laranja, coentro e cardamomo. Cada produtor de Gin possui sua própria combinação de elementos botânicos em segredo, o que confere a cada marca um produto diferenciado.O Geneve Gin é feito principalmente de "malt wine" (uma mistura de cevada maltada, trigo, milho e centeio) que produz um spirit encorpado semelhante ao malt whisky cru. Um número pequeno de Geneve Gin na Holanda e Bélgica é destilado diretamente das bagas do zimbro fermentadas, produzindo um spirit de aroma particular .

A Destilação do Gin

A maioria do produtores de Gin destilam seus produtos em still de colunas. O spirit resultante é avaliado quanto ao corpo límpido, com a quantidade mínima de congêneres e agentes de condimentos. O Gin Genever é destilado em pot stills que resulta em um spirit de maior aroma.

Gins de combinações de baixa qualidade são feitos misturando o spirit básico simplesmente com o zimbro e extratos botânicos. Gins mais comuns no mercado são produzidos saturando bagas de zimbro e elementos botânicos em um spirit básico e depois redestilando a mistura.

Gins de alta qualidade são produzidos de uma única maneira. Depois de uma ou mais destilações o spirit básico é redestilado mais uma última vez. Durante esta destilação final o vapor do álcool flutua por uma câmara na qual as bagas de zimbro e botânicos secos são suspensos. O vapor extrai os elemento aromáticos, óleos das bagas e temperos e depois passa pela câmara para chegar ao condensador. O spirit aromático resultante tem um grau notável de complexidade.

O controle de qualidade é feito através de amostragens regulares para verificação do grau alcoólico e por meio de testes de olfato . É uma bebida que não necessita o envelhecimento e possui um grau alcoólico entre 40° e 47° GL.

A Origem do Dry Martini

Composto de Gin, vermute e azeitona, esse famoso drink, o Dry Martini, tem duas versões para a sua origem.

A primeira, datada de 1860, conta que o barman Jerry Thomas, de San Francisco, na Califórnia, para animar um cliente prestes a sair para uma viagem de 35km até o vilarejo de Martinez, teria misturado Gin e vermute. Apelidado de The Martinez, o coquetel logo se transformou em Dry Martini.

A segunda, conta que o barman Martini de Armatiggia, do Knickerboker Hotel, em Nova York, misturou Gin e vermute para agradar o bilionário John Rockfeller e cedeu seu primeiro nome ao coquetel - Dry Martini.