O Museu da Cachaça, situado na cidade de Tupã (514 km da capital paulista), foi recentemente reformulado e dobrou de tamanho. Entre as novidades estão novas peças e uma série de seções divididas por temas.
O objetivo da reforma foi abrir espaço para que peças que antes ficavam apenas guardadas passassem a ser expostas ao público. O local, que é mantido pela Água Doce Cachaçaria, tem quase 1.000 m2 de área e é dividido em quatro ambientes.
O primeiro é dedicado à história da cachaça. Nesta sala, é possível ver de perto réplicas de cartas do período no qual o Brasil viveu a escravatura, além de painéis cronológicos que contam a história da bebida. A seção também abriga peças de engenho e reportagens curiosas sobre a cachaça.
No segundo ambiente, batizado de "coleção de cachaça", estão expostas mais de duas mil garrafas. O terceiro conta a história da empresa que mantém o local; já o quarto e último trata da relação da bebida com as "paixões nacionais": futebol e samba. No espaço estão reunidos painéis fotográficos, coleção de camisetas, garrafas e peças antigas.
Museu da Cachaça - r. Nhambiquaras, 385, Vila Aviação, Tupã, SP. Tel.: 0/xx/14/3441-2321 ou 0/xx/11/3441-4337.