terça-feira, 2 de março de 2010

Monte Alegre do Sul já foi palco para lançamento de documentário sobre cachaça


A cidade de Monte Alegre do Sul foi escolhida em 2007 para ser palco do lançamento do documentário "Cachaça", produzido pelo jornalista Marcos Rogatto. O evento aconteceu no dia 21 de setembro de 2007, no complexo cultural do Bar da Fonte e contou com a apresentação musical de integrantes da Orquestra Obirici de Viola Caipira e degustação do blend produzido pela Associação dos Produtores de Cachaça de Monte Alegre do Sul - Aprocamas.

O documentário mostra desde o surgimento da cachaça até sua ascensão e modismo nos dias atuais. Pesquisadores, professores universitários, apreciadores e produtores de diferentes segmentos foram alguns dos entrevistados no DVD, realizado através do FICC (Fundo de Investimento Cultural de Campinas), da Prefeitura de Campinas.

Alambiques à vista

O Circuito detém diversas das melhores cachaça do Estado, segundo diversos Concursos Paulistas de Cachaça de Alambique. Uma das premiadas são as cachaças da Adega do Italiano, em Monte Alegre do Sul. Na cidade, outras cachaças, como a Cachaça Chora Menina, Cachaça Neno Campanari, que já venceu o "Brazilian Meeting on Chemistry of Dood and Beverages" em 2004 e 2008 e a Cachaça Rouxinolli também ganham cada vez mais expressão no mercado, destacando-se cada vêz mais.

Já Socorro possui outra premiada, a cachaça Galo Branco. Além disso, o alambique da Pioneira, chama a atenção com seu processo 100% orgânico, sendo o primeiro alambique de cachaça orgânica do Estado de São Paulo e o terceiro do país. Hoje, Socorro possui cerca de 34 alambiques, como o Caribeña, Diamante das Montanhas, Cachaça do Campo e o Cachaça Morete.